7 de fevereiro de 2007

Livro sobre Muay Thai

Abaixo segue os links dos capítulos de um livro (em pdf e em inglês) sobre Muay Thai.

Introdução
Capítulo 1
Capítulo 2
Capítulo 3
Capítulo 4
Capítulo 5
Capítulo 6
Capítulo 7

Curiosidades do Muay Thai 2

Conta-se que o rei, chamado "O Tigre", tinha o hábito de sair secretamente do Palácio para participar de torneios de luta . Para não ser reconhecido, usava uma máscara e, na grande maioria das vezes, vencia seus adversários.

O registro mais antigo sobre Muay Thai é do ano de 1560 e descreve a luta entre o príncipe tailandês Naresuon e o herdeiro do trono birmanês.
Uma antiga lenda tailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado pelos birmaneses, conseguiu se libertar de 12 espadachins. Em homenagem a este homem se realizam anualmente torneios de Muay Thai.

Segundo a história no século XIV, o resultado da luta de dois boxeadores determinaria o nome daquele que subiria ao trono da Tailândia . Após a morte do velho Rei Sem Muang Ma, seus filhos Feng Kong e Yi Kumkam não conseguiram chegar a um consenso sobre qual dos dois assumiria o lugar do pai. Essa rixa quase se transformou em guerra civil.

Muay Thai teve o seu ponto alto durante o reinado de Pra-Chao-Sua (início do século XVIII), que também era mestre nesta arte marcial.

No antigo Muay Thai a fazia parte da preparação para a formação militar era ensinado em todas as escolas.Antigamente não havia categorias (definidas de acordo com peso) e nem os rounds. As lutas eram muito violentas; os lutadores lutavam descalços e sobre as mãos usavam bandagens de cânhamo ou de tecido de algodão; a proteção do baixo ventre era feita com cascas de coco.Eram permitidos todos os tipos de técnicas de ataque com as mãos, braços e pés, com pouquíssimas restrições. Para fortalecer os punhos e os pés, o treinamento incluía, entre outros, bater em troncos de palmeiras, correr longas distâncias e exercícios dentro da água.

Após a 2º Guerra Mundial, porém, o Muay Thai sofreu grandes mudanças, sobretudo no tocante às regras. As mudanças fizeram com que esta antiga arte marcial se
transformasse em uma modalidade esportiva de luta muito atraente, contando atualmente com um número de adeptos. Estas pessoas se dedicam ao Muay Thai para aprimorar a
autodefesa ou, simplesmente, praticar um esporte.

O primeiro evento importante ligado ao Muay Thai reporta-se a 1771 quando Nai Khanom Dton, um guerreiro thai, se conseguiu defender de dez boxers burmeses ao mesmo tempo. Pela sua grande valentia ganhou a liberdade e também duas belíssimas mulheres das forças Burmesas que o tinham capturado previamente durante o saqueio de Ayutthaya.

Dia 17 de março todos os boxers dedicam os seus combates ao valente herói Nai Khanom Dton.

O Muay Thai é considerado pelos históricos das artes marciais a mais mortal das lutas jamais concebidas. É uma forma de luta que se diferencia do boxe ocidental na medida em que, para além do punho, os pugilistas podem utilizar os ombros, os cotovelos,
os joelhos e os pés descalços.

É o desporto nacional tailandês, praticado já no ano 200 AC pelos antigos e valentes guerreiros Ao Lao.

Definida no passado como a "Terra da Liberdade", nos últimos anos, a Tailândia conquistou a reputação mundial de "Terra do Sorriso" , graças à filosofía e ao espírito acolhedor dos seus 60 milhões de habitantes.

As planícies centrais, as terras de arroz, são o berço da civilização Thai. Ao longo da península do sul o elemento Malaisiano-Musulmao na povoação confere à região um
sabor cultural único especial. Para o viajante ansioso por explorar as divergências étnicas, religiosas, alimentares e culturais dos povos asiáticos do sudeste, não há sítio mais variado que o centro multicultural da Tailândia.

Durante quatro séculos e até meados do século XVIII, Ayutthaya foi a capital da Tailândia e uma das cidades mais esplêndidas da Ásia. Agora, a única coisa que resta desta gloriosa capital são as magníficas ruínas dos templos e os palácios que remontam a 1350, ano em que a cidade foi fundada. Os restos do palácio real provam que o Grande Palácio de Bangkok está inspirado na arquitectura característica da cidade antiga. Para além das ruínas, merecem uma visita os museus que documentam as memórias de 33 reinos sucessivos. Ayatthaya é a cidade de pedra que aparece no filme
Kickboxing (Jean Claude Van Damme).

Bangkok é uma das cidades mais entusiasmantes do mundo e é conhecida como Krungthep "a Cidade dos Anjos".

O Nockout mais rápido do evento Storm (evento mais famoso de Muaythai do Brasil) foi dado em 12 segundos por Bruno Carvalho da Academia Tiger Gym - Juiz de Fora - MG

O divisor de águas no Muay Thai do Brasil ocorreu com a visita do Treinador Thom Haring (Chakuriki - Holanda) no inicio da década de 90. Thom ensinou fundamentos do Muaythai que ajudaram muito no desenvolvimento técnico de atletas e treinadores famosos como por exemplo: Luiz Alves, Peu, Marcos Ruas e Pedro Rizzo.

Outro divisor de águas no Muay Thai do Brasil ocorreu com a visita do Mestre Bun Riang (Tailândia) essa visita ajudou muito no desenvolvimento técnico do Muaythai tradicional principalmente no estado de São Paulo

*Material Retirado do site http://www.muaythaihp.com.br

Lutadores - Apidej Sit-hirun

Apidej Sit-hirun é considerado um lenda viva na Tailândia. Campeão por muitas vezes em Lumpinee e Rajadamnern, chegou a ser condecorado pelo Rei da Tailândia. Era conhecido por ter um dos chutes mais fortes do Muay Thai e também era chamado de o Rei dos Sete cinturões.
Hoje ensina no acampamento da Fairtex na Tailândia.

Apidej teve o seu primeiro contato com o Muaythai treinamento com Suporn Wongsaroj e lutou com o nome de Apidej Lookpornchai. Depois de algumas lutas, o jovem se tornou extensamente conhecido nas regiões de ThaChalorm, Mahachai, e Bang Nok e distritos de Kwaek por conta de seus chutes violentos e poderosos.

Apidej se uniu depois ao Acampamento de Sentar-Hirun que era dirigido por Kasem e Um-ngoon lampinyo. Apesar de todo o talento dele, algumas dúvidas de silêncio pairavam sobre o potencial dele desde que ele foi derrotado várias vezes de forma inesperada. Mas depois de treinamentos rigorosos e determinação por parte dele, Apidej poliu suas táticas prosperando e se tornou um dos melhores do Muaythai de todos os tempos.

De todos os pugilistas de Muay Thai, de uma divisão mais pesada, Apidej é o lutador que possuia o chute mais temido dos últimos 20 anos. Pode ser dito que nunca houve um pugilista que tivesse um chute igual ao dele nesses últimos 20 anos.

Apidej Sentar-Hirun despertou o interesse dos fãs do Muaythai quando eles o viram chutar de modo inacreditável em sua vitória contra Danchai Yontrakit. Vários outros pugilistas famosos também foram derrotado, um após o outro. Ele derrotou o famoso lutador Adul Srisothorn e os chutes dele também quase arruinaram a carreira de Sompong Charoenmuang quebrando os braços dele durante uma luta.

De fato, Apidej derrotou todas as maiores estrelas do Muay thai daquela época O oponente mais persistente dele foi Dejrit Itti-anuchit. Eles lutaram 11 vezes. O segundo mais persistente foi Kongdej Lookbangplasoi que perdeu as quatro lutas em confrontos memoráveis com Apidej.

Pugilista excepcional, Apidej chegou a lutar tanto no Muay Thai como no pugilismo tradicional.
Em uma época, chegou a ser campeão durante 7 lutas nas duas modalidades. Este registro histórico nunca foi quebrado Em nível internacional, Apidej ganhou o campeonato da Região Oriental o que equivale a ser considerado Campeão Mundial.

Ele ganhou o campeonato do Estádio de Rajadamnern através de desistência de Srisawat Sitsorpor. E ele venceu no Estádio de Lumpini derrotando Dejrit Itti-anuchit. Esta vitória o fez
ser patrocinado pela Associação de Pugilistas Profissionais da Tailândia.

Sentindo que estava envelhecendo, Apidej se aposentou depois que se casou. A partir de então, ele foi persuadido a voltar aos ringues para enfrentar pugilistas mais jovens. Ele voltou e foi derrotado. No entanto, todos entenderam que era a idade o principal responsável pelas suas derrotas. Os chutes de Apidej ficaram nas mentes dos fãs dele ao redor do mundo. Sempre que uma pessoa falar dos chutes do Muay Thai, Apidej será o número um.

*Material Retirado do site http://www.muaythai.com.br

Vestimentas do Muay Thai

Os lutadores de Muay Thai por todo o mundo, somente vestem tradicionalmente, para treinar e lutar, shorts. Não se utiliza qualquer outra vestimenta e sim shorts e camisetas para treinos. Para lutas em campeonatos, usa-se apenas shorts. Todos os mestres e professores no mundo, além das associações e federações internacionais, fazem com que seus alunos e filiados usem somente shorts e camisetas para treinar. Agasalhos e calças compridas somente são usadas como uniformes para distinguir equipes de vários países ou ginásios diferentes em competições. Na Tailândia, os lutadores usam apenas shorts para lutar e também para treinar, sem camisetas. Mas no Ocidente, por questões estéticas vestem-se camisetas. Em todas as competições internacionais de Muay Thai, os lutadores devem vestir obrigatoriamente apenas o shorts. Caso tentem usar calças compridas, são sumariamente desclassificados.

*Material Retirado do site http://www.muaythaihp.vilabol.uol.com.br

Curiosidades do Muay Thai

Algumas curiosidades do Muay Thai:

- Segundo a tradição tailandesa o Kruang (tarja de graduação) após ser benzido e mergulhado em ervas sagradas, deve ser usado por todos os lutadores, pois tem como função dar proteção ao lutador.

- O Muay Thai é o esporte nacional tailandês, logo após a Tailândia vem a Holanda como o segundo pai em praticantes de Muay Thai, seguido pela França.

- A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o Muay Thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos para fazer de um praticante um atleta quase imbatível. Como o bote da naja, os golpes do Muay Thai devem ser velozes e preciso, o golpe de vista deve ser infalível, aliado a um reflexo instintivo para se obter o resultado desejado na luta (a vitória), alguns lutadores tailandeses bebem o sangue da naja antes da luta para encorajá-los, segundo os costumes milenares.

*Material Retirado do site http://www.muaythaihp.vilabol.uol.com.br

Graduações do Muay Thai

Desmistificando as variadas graduações do Muay Thai pelo mundo, é importante lembrar que não existe uma graduação na Tailândia. Não existem faixas como no karatê, judô, etc...

Na Tailândia, simplesmente existem os lutadores, nas categorias amador e profissional, sem tal preocupação. A única coisa que conta é a experiência de luta do lutador. Aliás, na Tailândia as categorias: amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes garotos de dez ou doze anos já são lutadores profissionais. A categoria de lutador amador é mais usada para estrangeiros que vão lutar na Tailândia, não por tailandeses.

Na Tailândia o Muay Thai é um emprego, um meio de sobrevivência, os lutadores lutam para sobreviver, para ganharem seus salários e sustentarem suas famílias que são na maioria das vezes muito pobres. Nem mesmo as faixas utilizadas no braço fazem sentido. Estas, são usadas meramente por tradição e misticismo (para proteção do lutador), não para demonstrar algum tipo de graduação. Se isso realmente existisse, um campeão tailandês nunca poderia usar uma faixa da cor branca, pois nesse caso ele seria grau branco, um iniciante e, ele teria sempre que usar faixas de braço pretas e isso é uma coisa que não acontece, pois os lutadores tailandeses gostam muito de variar as cores de suas faixas de braço. Resumindo, a prática da faixa de braço é apenas decorativa.

No ocidente, devido à necessidade cultural de graduar e avaliar seus alunos, algumas federações e alguns mestres criam alguns sistemas de graduações. Estes sistemas são muito utilizados na Europa, principalmente na Inglaterra e França. O mais usual é a faixa de braço com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do mestre ou federação. As cores variam de federação para federação ou de mestre para mestre. Uma coisa que definitivamente o Muay Thai não usa em nenhum país do mundo são as faixas na cintura como forma de graduação. Se você chegar em qualquer academia ou ginásio dos U.S.A., Inglaterra, Japão ou qualquer outro país e falar que você, por exemplo, é faixa vermelha ou faixa preta de Muay Thai, os lutadores deste ginásio certamente ridicularizarão você. Com a expansão do Muay Thai pelo mundo, foi criado um sistema de graduações que tem como critério à evolução do praticante dentro desta arte marcial. A graduação simbolizada pelo Kruang é uma espécie de tarja colocada no braço do praticante (bíceps) com a respectiva cor da sua graduação. A troca de graduações é efetuada de acordo com o demonstrativo abaixo:




















*Material Retirado do site http://www.muaythaihp.vilabol.uol.com.br

História do Muay Thai no Brasil

Em 1979 começou uma nova modalidade no Brasil, o Grão Mestre Nélio Naja introduziu o Muay Thai, na época mais conhecido como Boxe Thailandês, no país. Reuniu um grupo de faixas pretas de Tae Kwon Do, entre eles os Mestres Luiz Alves, Flavio Molina (in memorian), Narany e Rudimar Fedrigo.

Em 1980 foi fundada a primeira associação de Muay Thai, onde tinha como presidente o Grão Mestre Flavio Molina. Em 1981 aconteceu o primeiro campeonato Interestadual no Rio de Janeiro, no Bérro D´agua, onde hoje é academia Nobre Arte, foi um duelo entre Rio de Janeiro e Curitiba, onde Rio de Janeiro foi o campeão. Ainda em 1981, o fundador e presidente da Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT), Grão Mestre Luiz Alves, fazia a sua estréia como lutador de Muay Thai. Foi no desafio Rio x Curitiba, onde venceu por pontos o atleta de Curitiba. Em 1982 acontecia o segundo Interestadual no Rio de Janeiro, no Clube Morisco, no bairro de Botafogo, entre Rio de Janeiro e São Paulo, onde a cidade do Rio de Janeiro foi a campeã.

Em 1984 acontecia o primeiro torneio Carioca de Muay Thai e nesse mesmo ano aconteceu mais um interestadual, só que dessa vez foi em Curitiba, entre Rio de Janeiro e Curitiba, e a cidade campeã foi a capital paranaense.

Em 1987 foi fundada a primeira Federação da historia do Brasil de Muay Thai, a Federação Carioca, fundada pelo Grão Mestre Luiz Alves.

O Muay Thai vinha crescendo de uma forma muita forte e sólida. Em 1994 foi fundada a primeira Confederação Brasileira de Muay Thai do Brasil. A CBMT foi fundada pelo atual Presidente e Grão Mestre Luiz Alves, a qual é filiada a WMTC (World Muay Thai Conciul) da Tailândia, WMA (World Muay Thai Assossiation) da Holanda e IMTA (International Muay Thai Assossiation) da Holanda.

No período de 1994 até 1998 foi um momento difícil para o Muay Thai brasileiro, muitos professores da modalidade largaram o esporte para trabalhar com outros segmentos e outros para trabalhar com o Boxe. A modalidade passava por muitas dificuldades, os alunos já não lotavam as academias como antes e os patrocínios para os eventos já não existiam.

Hoje o Muay Thai é uma unanimidade das lutas em pé, procurada por praticantes de varias modalidades. Você que está começando é importante que procure um lugar regularizado para que possa aprender com um professor filiado a CBMT, onde receberá um Muay Thai de qualidade, aprovada pelo órgão máximo do esporte, mas também que se beneficie das competições, graduações e todos os benefícios de um filiado.

*Material retirado do Site http://www.portaldovaletudo.uol.com.br - Escrito por Artur Mariano

Golpes Básicos do Muay Thai

- Jab Direto
Jab é um soco lançado com a mão da frente tendo como alvo o queixo do oponente. O direito é lançado com a mão de trás tendo como alvo também o queixo.

- Cruzado
O cruzado é um golpe que cruza a linha frontal da guarda do oponente.é executado a média distância.

- Upper
O upper é um golpe que executado de baixo para cima tendo como alvo o queixo do oponente. É executado a média distância.

- Cotoveladas
As cotoveladas são golpes impulsionados pelos quadris utilizando as pontas dos cotovelos como armas. Podem ser lançados de todas as direções possíveis.

- Chute frontal
O chute frontal é um golpe que tem por função parar o ataque de um adversário ou de preparação para um segundo golpe.

- Chute circular
Esta é a técnica de chute mais usadas no boxe tailandês. Utiliza-se a canela para golpear o adversário com força. Este é chamado de o "rei de todos os chutes".

- Joelhadas
Nenhuma outra modalidade de luta asiática utiliza os joelhos com tanta eficiência como o muay thai. As joelhadas podem ser aplicadas em diferentes partes do corpo.


*Material Retirado do site da Federeração Riograndense de Muay Thai

Técnicas utilizadas no Muay Thai

As técnicas ofensivas básicas são os punhos, cotovelos, canelas, pés, e joelhos. Para ligar o oponente para finalidades ofensivas e defensivas, as quantidades pequenas de estão-acima grappling são usadas: o Clinch. Muay Thai é frequentemente uma arte de combate do atrito, onde a troca dos oponentes funde um com o outro. Este é certamente o caso com os lutadores tradicionais na Tailândia, mas é um formulário menos popular da luta no circuito de combate do mundo ocidental. Com o sucesso de Muay Thai nas artes marciais misturadas que lutam, assentou bem no de fato que a arte martial da escolha para do competidor está-acima lutadores. Em conseqüência, evoluiu em ordem e as técnicas impressionantes incorporadas de uma mão muito mais poderosa usadas no boxe ocidental do estilo, e o estilo Tailandes de trocar o sopro pelo sopro é já não favorável. Nota: quando os lutadores de Muay Thai competem de encontro aos lutadores de outros estilos (e se as réguas a permitirem), enfatizam quase invariável técnicas do cotovelo (sok) e do joelho (kao) para ganhar uma vantagem distinta na luta. Quase todas as técnicas no uso de Muay Thai o movimento inteiro do corpo, girando o hip com cada pontapé, o perfurador, e o bloco. A rotação dos hips em técnicas Muay Thai, e o foco intensive do “nos músculos núcleo” (como os músculos abdominal e os músculos circunvizinhos) são muito distintivos e são o que diferencia o Muay Thai de outros estilos de artes marciais.

O Clinch
O Clinch é aplicado prendendo o oponente em torno da garganta e da cabeça ou em torno do corpo. A preensão da garganta é chamada geralmente o rebitamento Thai. Rebitar é usado extensivamente em Muay Thai e às vezes rebitar vai sobre para um todo redondo. No Muay ocidental(Kick Boxing), os dois lutadores são separados quando rebitam, em Muay Thai entretanto, eles não são separados. É frequentemente no rebitamento onde as técnicas do joelho são usadas. O rebitamento deve ser executado com a palma de uma mão na parte traseira da outra, a razão, é porque os dedos nunca devem ser entrelaçados é natural, pois por muitas vezes, você tem luvas de boxe. Um rebitamento correto envolve também suas formas que pressionam de encontro ao outro osso da nuca dos lutadores quando suas mãos forem em torno dos oponentes dirigem melhor que sua garganta. A técnica comum de bater apenas a cabeça para baixo, a jogar o oponente. Uma outra técnica fácil é atacado com um joelho, para jogar o oponente para o lado oposto do joelho de ataque. Isto deslocará seu contrapeso e para emiti-lo à lona ou para reservar a hora de executar um joelho do seus próprios.

Técnicas Defensivas
Defesa em Muay Thai, é o conceito da “parede da defesa”, em que os ombros, os braços e os pés são usados de escudos com sucesso de obstruir as técnicas do oponente. Obstruir é um elemento crítico em Muay Thai e combina o nível de condicionamento de um praticante. Os pontapés baixos e mid do roundhouse do corpo são obstruídos normalmente com a parte superior da canela. As batidas elevadas do corpo são obstruídas com o Antebraço, ou se possivel com a canela. Os pontapés Mid do roundhouse da seção podem também ser prendidos, travando o inimigo, assim permitindo um ataque para derrubar, ou jogar o oponente, este ataque geralmente é executado com o pé restante. Os perfuradores são obstruídos com o antebraço.

Técnicas com o Cotovelo
O cotovelo pode ser usado em sete maneiras: horizontal, diagonal-para cima, diagonal-para baixo, uppercut, descendente, para trás-girando e voando. Do lado pode ser usado como um movimento do revestimento ou como uma maneira cortar a sobrancelha do seu oponente de modo que o sangue possa obstruir sua visão. O sangue levanta também a consciência do oponente de ser ferido qual poderia afetar seu desempenho. Aquela é a maneira a mais comum de usar o cotovelo. Os cotovelos diagonais são mais rápidos do que os outros modos, mas são menos poderosos. Os cotovelos do uppercut e do vôo são os mais poderosos, mas são mais lentos e mais fáceis de evitar ou obstruir. O cotovelo descendente é usado geralmente como um movimento do revestimento. Há também uma diferença distinta entre um cotovelo único e um cotovelo de continuação. O cotovelo único é um movimento do cotovelo independente de todo o outro movimento, visto que um cotovelo da continuação é a segunda batida do mesmo braço, sendo um gancho primeiramente com uma continuação do cotovelo. Tais cotovelos, e a maioria outros de cotovelos, estão usados quando a distância entre lutadores se torna demasiado pequena e há demasiado pouco espaço para jogar um gancho na cabeça dos oponentes.(As Tecnicas com Punho tambem são usadas em Muay Thai)

Técnicas com o Joelho (Kao)
Kao Dode (batida saltando) do Joelho: boxer Thai salta acima (Verticalmente) em um pé e golpeia com o joelho desse mesmo pé.

Kao Loi (batida saltando ou voando do joelho): boxer Thai salta Horizontalmente com um pé, e golpeia o oponente com o joelho deste mesmo pé(como no Kao Dode, mas saltando verticalmente)

Kao Tom (batida reta) do joelho: boxer Thai simplesmente bate em linha reta para cima. De acordo com uma escrita antiga, esta técnica é um tanto mais recente do que Kao Dode ou Kao Loi. Suposta, quando os boxers Thai lutaram com cordas(faixas) nas mãos, melhor que as luvas de boxe modernas, esta técnica particular era sujeito a um corte potencial, cortando e serrando por um oponente alerta que o obstrua ou o deflexione com as bordas afiadas da “corda-luva” ou às vezes pelo vidro colado nas “corda-luvas”. Esta explanação prende também verdadeiro para algumas das seguintes batidas do joelho abaixo também.

Kao Noi (batida pequena) do joelho: boxer Thai bate na perna(acima do joelho), ou na barriga do oponente ao rebitar. Esta técnica é usada desgastar as pernas do seu adversário.

Técnicas com as Pernas(Joelho/Canela/Pé)
O pontapé de Mid e o pontapé do roundhouse são os dois pontapés mais comuns em Muay Thai. O pontapé de roundhouse de Muay Thai foi adotado extensamente por lutadores de outras artes marciais. O pontapé do roundhouse usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os boxers Thai são treinados para conectar sempre com a canela. Quando sensível no condicionamento do praticante, a canela é a peça a mais forte da perna. O pé contem muitos ossos finos e é muito mais fraco. Um lutador pode acabar se ferindo usando o pé. O Pé pode ser usado em forma de atacar o oponente na barriga peito ou cabeça, de tal forma que você os ataque com o calcanhar, e horizontalmente. Os lutadores de Muay Thai, treinam as canelas em lugares apropriados, assim revestindo-as, ou ate mesmo calejando-as, para que o impacto defensivo seja menor, e menos doido, e tambêm a fins de melhorar o poder de ataque com as canelas.

*Material Retirado da Wikipedia

Como a luta poderá ser decidida

Maneiras que uma luta de Muay Thai poderá ser decidida

- KNOCK OUT (KO): quando um dos lutadores, devido a um golpe, cai e não tem mais condição de continuar o combate.
- KNOCK OUT TÉCNICO (TKO): Quando o árbitro verifica que um dos lutadores não tem mais condições de continuar a luta devido a um corte profundo, por exemplo, mesmo não tendo sido nocauteado.
- No caso do Knock out técnico, o árbitro poderá também pedir a opinião do médico do evento para tomar a decisão.
- DESISTÊNCIA: Quando o lutador - ou seu córner (através do lançamento da toalha) pede para a luta ser interrompida.
- Decisão do médico.
- Decisão por pontos.
- Desclassificação.
- Empate, Quando não for disputa de cinturão

Material para a Luta

Listarei alguns materiais essenciais para a prática do Muay Thai

- O Lutador poderá usar apenas calção apropriado para a prática do Muay Thai
- Não é permitido o uso de sapatilhas, camisa, camiseta, etc. Se necessário o lutador poderá usar tornozeleira ou faixas nos pés e canelas.
- Objetos e ornamentos feitos de metal também são proibidos.
- O lutador deverá portar protetor bucal, genital e bandagens nas mãos, que serão vistoriados pela organização do evento.
- O uso de vaselina ou qualquer outro tipo de óleo em excesso, que venha causar desvantagem ao oponente é proibido.
- As luvas devem ser de 10 onças. Cada equipe deverá levar as suas luvas que serão vistoria

Sistema de Competições

Abaixo listarei os diferentes tipos de sistema de competição no Muay Thai

- Asiático = Com o uso de cotoveladas
- Europeu = Sem o uso de cotoveladas ( este sistema é o mais usado)
- Campeonato = Lutas casadas
- Torneio = Eliminatórias

Muay Thai na Tailândia

PASSADO
A historia conta que o povo tailandês era muito visado, muito atacado, por isso migrava constantemente de região para região, até encontrar o local ideal. Nessa ocasião, decidiu não migrar mais e passou a desenvolver técnicas marciais para se defender de possíveis agressores ou invasores. E assim nasceu o MUAY THAI.

HOJE
Não existem campeões nacionais nem campeões estaduais, como em outros esportes de combate. Existem dois estádios principais na Tailândia: o "LUMPINI" e o "RADAJAM", que eles chamam de "CAMPS" e que possuem lugares para 20.000 pessoas. Existem, assim, dois campeões: Lumpini e Radajam, formando-se um ranking em cada um deles, que é muito disputado.

Lá se luta muito pela sobrevivência, principalmente em épocas de seca. Os indivíduos vão para os CAMPS e lá se instalam, às vezes lutando em troca de comida e cama.

Os jovens iniciam no MUAY THAI aos nove anos, e aos 15 já estão profissionalizados e muitos são campeões. A partir daí, só lutam por dinheiro.

O MUAY THAI é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões. A luta tem uma música de fundo que aumenta ou diminui conforme o ritmo da luta.

Antes de cada luta é executado um ritual que pede proteção e sorte aos lutadores, e às vezes homenageia o técnico. Esse ritual é chamado de "RAM MUAY" e é diferente de escola para escola.

*Material Retirado do site http://www.atitudejiujitsu.com.br/

História do Muay Thai - Parte 2

É antiga as competições de lutas. Todas as aldeias organizavam seus prêmios e lutas e tiveram seus campeões. Todos torneios se tornaram uma competição apostada como também uma competição de orgulho local. A tradição de apostar permaneceu com o esporte e hoje são apostadas somas grandes no resultado das lutas. Boxe tailandês sempre foi popular mas como a maioria dos jogos esportivos, houve momentos em que era mais na moda.

No reinado de Rei Rama V, muitos lutadores Muay eram lutadores da guarda real. Estes pugilistas foram recompensados com títulos do exército pelo Rei. Hoje os títulos, como Muen Muay Mee Chue de Chaiya ou Muen Muay Homem Mudh de Lopburi são virtualmente intraduzíveis. Eles querem dizer algo comparável a Especialização na arte de bater. Na ocasião eles foram admirados e respeitados por esses títulos. O Rama período de V era outra idade dourada do Muay Thai. Lutas nos acampamentos eram constantes e valorizadas, O Comando Real - recrutou os pugilistas mais talentosos para fazerem parte da guarda do Rei. Os promotores das Lutas começaram a fazer as grandes Lutas que foram dados grandes prêmios e honra aos seus vencedores. Isto emocionava as pessoas então tanto quanto os torneios principais que hoje se faz em Bangkok em lutas em estádios. As lutas não eram feitas em ringues como nós conhecemos no Muay Thai mais recente. Qualquer espaço disponível do tamanho certo era usado, um pátio, um descampado de aldeia. As mudanças que o esporte sofreu foram mudanças radicais inclusive no uso de equipamentos. Por exemplo, lutadores tailandeses sempre usaram os chutes baixos. Um pontapé ou joelhada nos orgãos genitais, para os Lutadores eram um movimento perfeitamente legal até os anos de 1930. Porém nessa época uma proteção foi feita de árvore, coqueiros ou conchas de mar onde envolveram o material com pedaços de pano amarrado entre as pernas e ao redor da cintura. Foi dai que surgiu a coquilha.

Em 1930 vieram as mudança mais radicais no esporte. Foi então que se introduziu as regras de hoje e regulamentos. Cordas amarradas aos braços e mãos foram abandonados e luvas passaram a ser utilizadas pelos lutadores. Esta inovação também se deve ao respeito e ao sucesso crescente dos Pugilistas tailandeses no boxe internacional. Junto com a introdução de luvas, veio classes de peso baseados nas divisões do boxe internacional. Estas e outras inovações - como a introdução de cinco rounds, substancialmente alterou as técnicas de luta que os pugilistas usavam causando assim o desaparecimento de alguns lutadores importantes da época. Antes da introdução de classes de peso, um lutador poderia lutar com qualquer adversário de tamanho e diferença de peso. Porém, a introdução das classes de peso ajudou os lutadores a lutarem mais emparelhados e uniformemente sainda de cada categoria um campeão.

A maioria dos lutadores tailandeses pertencem às classes de peso mais baixas. Setenta por cento de todos os lutadores pertencem à mosca e divisões de peso pequenos. Há médios e meio-pesados mas eles não são vistos com freqüencia e as categorias mais pesadas raramente lutam. Os estádios, antes dos ringues atuais, começaram durante o reinado de Rama VII antes do Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, desapareceram gradualmente mas cresceram rapidamente de novo logo depois - o Muay tailandês não tinha perdido nada de sua atração. Os pugilistas da parte norte do país uma vez mais estavam na direção da fama e fortuna em Bangkok.

A glória poderia ser achada em estádios como Rajdamnern e Lumpinee. Depois, eles passaram a lutar ao vivo pela televisão. O Canal 7 da tailandia e radiodifusão começaram a mostrar as lutas em cores há mais de 25 anos atrás.

*Material Retirado da Wikipedia.

História do Muay Thai - Parte 1

A história de Muay Thai caminha junto com a história do povo tailandês - ambos são entretanto difíceis de descobrir suas origens.

Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Muay Thai. O pouco que nós sabemos, vem das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai. O que todas as fontes concordam é que o Muay Thai começou em um campo de batalha de combate selvagem na forma de lutar. O Muay tailandês veio da evolução das lutas campais. As fontes não estão claras e freqüentemente se contradizem.

Mas há duas teorias principais. Alguns historiadores e a tradição oral contada por anciãos(pessoas mais velhas) dizem que a arte se desenvolveu junto com as tribos do povo tailandês que viviam nas proximidades da China sofrendo grande influência das artes de combate chinesas nas lutas no campo agricola e na busca de terras para viver e plantar. A própria história chinesa conta que esta luta se deu origem em seu território sendo uma derivação do estilo de boxe chinês mais conhecido como kick boxing na América, e uma mistura de alguns estilos tendo uma leve influencia do louva deus entre outros. A outra teoria diz que o povo tailandes já estava na área que hoje é a Tailandia e que o Muay tailandês foi desenvolvido para defender a terra e o povo de ameaças de invasão constantes. O segundo, é controverso, tem apoio acadêmico considerável e poucas evidências arqueológicas. Porém, a primeira fonte é possível pois está de acordo com a versão dos antigos mestres praticantes desta arte, Tem uma base geograficamente correta e arqueológicamente lógica uma vez que a própria china considera a Tailândia uma provincia rebelde dizendo que a mesma é seu territó´rio porém a Tailândia já é um pais independente e provavelmente este assunto morrera assim. O Muay Thai é uma tradição e na parte essencial de direito da cultura tailandesa e das suas raizes. Na Tailândia, é considerado o esporte de reis.

Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Muay Thai. O primeiro grande registro sobre o Muay Thai como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Muay Thai e deveriam utilizar o metodo, como o Rei também o fez. Lentamente o Muay Thai se mudou para longe de sua raiz o ' Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador - Prachao Sua - o Rei de Tigre. Ele amou Muay Thai tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz. O Rei, manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto mas agora o valor do Muay Thai havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no MuayThai em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe o muay thai ao sistema moderno.

*Material Retirado da Wikipedia.

Características do Muay Thai

É conhecido como "A Ciência dos Oito membros", pois caracteriza-se pelo uso dos cotovelos, joelhos e golpes violentos com a canela e os punhos.

Uma luta que além de ter os socos devastadores do boxe inglês, é considerada uma das artes marciais que mais faz uso eficiente dos joelhos e cotovelos se não há mais.

Considerado hoje como uma das melhores lutas de contato do mundo, o muay thai vem ganhando cada vez mais praticantes, é uma luta muito agressiva que desenvolve um ótimo condicionamento físico, concentração e auto-confiança.

A Confederação mundial de Muay Thai baniu as cotoveladas das lutas oficiais para preservação dos atletas, sendo consideradas apenas nas regras asiáticas.

*Material Retirado da Wikipedia.

6 de fevereiro de 2007

Jogo de Muay thai

Jogo de Muay thai do FreeOnlineGames.com.

Descrição do jogo Muay Thai :

"A really realistic thai boxing game ! The movements are fluid and authentic moreover sound effects are really super. In this combat game, all played with the arrow keys and X C in combinations for super special blows and combo !"

Muay Thai foi desenhado por Free Online Games, jogado 352658 vezes em Flash Games.

Para jogar acesse o site http://pt.t45ol.com/jogo/1001/muay-thai.html

Vídeo Aula - TKMT

Listarei agora 9 vídeos que foram feitos no canadá em uma academia chamada TORONTO MUAY THAI KICKBOXING ACADEMY.

Site da academia: http://www.tkmt.ca/

Espero que você gostem destes vídeos.

Vídeo Aula 9 - TKMT : Chute - Frontal

Nono vídeo sobre Chute - Frontal. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 8 - TKMT : Chute - Lateral

Oitavo vídeo sobre Chute - Lateral. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 7 - TKMT : Joelhada

Sétimo vídeo sobre Joelhada. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 6 - TKMT : Cotovelada

Sexto vídeo sobre Cotovelada (Esta técnica é apenas utilizada nas regras de muaythai do oriente). Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 5 - TKMT : Soco - Upper

Quinto vídeo sobre Soco - Upper. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 4 - TKMT : Soco - Cruzado de Esquerda

Quarto vídeo sobre Soco - Cruzado de Esquerda. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 3 - TKMT : Soco - Direto de Direita

Terceiro vídeo sobre Soco - Direto de Direita. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 2 - TKMT : Soco - Jab esquerdo

Segundo vídeo sobre Soco - Jab esquerdo. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Vídeo Aula 1 - TKMT : Movimentação e posição dos pés

Primeiro vídeo sobre a movimentação e a posição dos pés. Este vídeo é de uma academia do Canadá. Vídeo em inglês!


Blog sobre Muay thai criado

Este blog tem o objetivo de mostrar as técnicas dos lutadores de Muay thai.

Espero que você goste.