7 de fevereiro de 2007

Lutadores - Apidej Sit-hirun

Apidej Sit-hirun é considerado um lenda viva na Tailândia. Campeão por muitas vezes em Lumpinee e Rajadamnern, chegou a ser condecorado pelo Rei da Tailândia. Era conhecido por ter um dos chutes mais fortes do Muay Thai e também era chamado de o Rei dos Sete cinturões.
Hoje ensina no acampamento da Fairtex na Tailândia.

Apidej teve o seu primeiro contato com o Muaythai treinamento com Suporn Wongsaroj e lutou com o nome de Apidej Lookpornchai. Depois de algumas lutas, o jovem se tornou extensamente conhecido nas regiões de ThaChalorm, Mahachai, e Bang Nok e distritos de Kwaek por conta de seus chutes violentos e poderosos.

Apidej se uniu depois ao Acampamento de Sentar-Hirun que era dirigido por Kasem e Um-ngoon lampinyo. Apesar de todo o talento dele, algumas dúvidas de silêncio pairavam sobre o potencial dele desde que ele foi derrotado várias vezes de forma inesperada. Mas depois de treinamentos rigorosos e determinação por parte dele, Apidej poliu suas táticas prosperando e se tornou um dos melhores do Muaythai de todos os tempos.

De todos os pugilistas de Muay Thai, de uma divisão mais pesada, Apidej é o lutador que possuia o chute mais temido dos últimos 20 anos. Pode ser dito que nunca houve um pugilista que tivesse um chute igual ao dele nesses últimos 20 anos.

Apidej Sentar-Hirun despertou o interesse dos fãs do Muaythai quando eles o viram chutar de modo inacreditável em sua vitória contra Danchai Yontrakit. Vários outros pugilistas famosos também foram derrotado, um após o outro. Ele derrotou o famoso lutador Adul Srisothorn e os chutes dele também quase arruinaram a carreira de Sompong Charoenmuang quebrando os braços dele durante uma luta.

De fato, Apidej derrotou todas as maiores estrelas do Muay thai daquela época O oponente mais persistente dele foi Dejrit Itti-anuchit. Eles lutaram 11 vezes. O segundo mais persistente foi Kongdej Lookbangplasoi que perdeu as quatro lutas em confrontos memoráveis com Apidej.

Pugilista excepcional, Apidej chegou a lutar tanto no Muay Thai como no pugilismo tradicional.
Em uma época, chegou a ser campeão durante 7 lutas nas duas modalidades. Este registro histórico nunca foi quebrado Em nível internacional, Apidej ganhou o campeonato da Região Oriental o que equivale a ser considerado Campeão Mundial.

Ele ganhou o campeonato do Estádio de Rajadamnern através de desistência de Srisawat Sitsorpor. E ele venceu no Estádio de Lumpini derrotando Dejrit Itti-anuchit. Esta vitória o fez
ser patrocinado pela Associação de Pugilistas Profissionais da Tailândia.

Sentindo que estava envelhecendo, Apidej se aposentou depois que se casou. A partir de então, ele foi persuadido a voltar aos ringues para enfrentar pugilistas mais jovens. Ele voltou e foi derrotado. No entanto, todos entenderam que era a idade o principal responsável pelas suas derrotas. Os chutes de Apidej ficaram nas mentes dos fãs dele ao redor do mundo. Sempre que uma pessoa falar dos chutes do Muay Thai, Apidej será o número um.

*Material Retirado do site http://www.muaythai.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

CM Punk é o melhor lutador de Muay Thai de todo o mundo