7 de fevereiro de 2007

História do Muay Thai - Parte 1

A história de Muay Thai caminha junto com a história do povo tailandês - ambos são entretanto difíceis de descobrir suas origens.

Quando o exército Birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, os arquivos de história tailandesa ficaram perdidos. Com eles, foi também muito da história do começo do Muay Thai. O pouco que nós sabemos, vem das escritas do birmane, visitas européias cambojanas antigas e algumas das crônicas do Reino de Lanna - Chiangmai. O que todas as fontes concordam é que o Muay Thai começou em um campo de batalha de combate selvagem na forma de lutar. O Muay tailandês veio da evolução das lutas campais. As fontes não estão claras e freqüentemente se contradizem.

Mas há duas teorias principais. Alguns historiadores e a tradição oral contada por anciãos(pessoas mais velhas) dizem que a arte se desenvolveu junto com as tribos do povo tailandês que viviam nas proximidades da China sofrendo grande influência das artes de combate chinesas nas lutas no campo agricola e na busca de terras para viver e plantar. A própria história chinesa conta que esta luta se deu origem em seu território sendo uma derivação do estilo de boxe chinês mais conhecido como kick boxing na América, e uma mistura de alguns estilos tendo uma leve influencia do louva deus entre outros. A outra teoria diz que o povo tailandes já estava na área que hoje é a Tailandia e que o Muay tailandês foi desenvolvido para defender a terra e o povo de ameaças de invasão constantes. O segundo, é controverso, tem apoio acadêmico considerável e poucas evidências arqueológicas. Porém, a primeira fonte é possível pois está de acordo com a versão dos antigos mestres praticantes desta arte, Tem uma base geograficamente correta e arqueológicamente lógica uma vez que a própria china considera a Tailândia uma provincia rebelde dizendo que a mesma é seu territó´rio porém a Tailândia já é um pais independente e provavelmente este assunto morrera assim. O Muay Thai é uma tradição e na parte essencial de direito da cultura tailandesa e das suas raizes. Na Tailândia, é considerado o esporte de reis.

Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Muay Thai. O primeiro grande registro sobre o Muay Thai como luta e o também como uma habilidade no campo de batalha, esta na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Muay Thai e deveriam utilizar o metodo, como o Rei também o fez. Lentamente o Muay Thai se mudou para longe de sua raiz o ' Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo. A mudança na arte foi continuada debaixo de outro Rei lutador - Prachao Sua - o Rei de Tigre. Ele amou Muay Thai tanto que ele mesmo lutava freqüentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava a paz. O Rei, manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto mas agora o valor do Muay Thai havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, exército e o Rei. Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e em momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovem ou velhos, todos fizeram o treinamento no MuayThai em algum momento da vida. Hoje temos o que podemos chamar de thai boxe o muay thai ao sistema moderno.

*Material Retirado da Wikipedia.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog.

Confira também www.arenathai.blogspot.com

Vídeos, fotos, textos, dicas, links, curiosidades e outras informações sobre Muay Thai.

Abraço.

Bruno Carlos disse...

kara só tem uma coisa errada ali o muay thai asiatico não usa cotoveladas e ali tu boto q usa!o resto tah show de bola!

Bruno Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.