7 de fevereiro de 2007

Muay Thai na Tailândia

PASSADO
A historia conta que o povo tailandês era muito visado, muito atacado, por isso migrava constantemente de região para região, até encontrar o local ideal. Nessa ocasião, decidiu não migrar mais e passou a desenvolver técnicas marciais para se defender de possíveis agressores ou invasores. E assim nasceu o MUAY THAI.

HOJE
Não existem campeões nacionais nem campeões estaduais, como em outros esportes de combate. Existem dois estádios principais na Tailândia: o "LUMPINI" e o "RADAJAM", que eles chamam de "CAMPS" e que possuem lugares para 20.000 pessoas. Existem, assim, dois campeões: Lumpini e Radajam, formando-se um ranking em cada um deles, que é muito disputado.

Lá se luta muito pela sobrevivência, principalmente em épocas de seca. Os indivíduos vão para os CAMPS e lá se instalam, às vezes lutando em troca de comida e cama.

Os jovens iniciam no MUAY THAI aos nove anos, e aos 15 já estão profissionalizados e muitos são campeões. A partir daí, só lutam por dinheiro.

O MUAY THAI é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões. A luta tem uma música de fundo que aumenta ou diminui conforme o ritmo da luta.

Antes de cada luta é executado um ritual que pede proteção e sorte aos lutadores, e às vezes homenageia o técnico. Esse ritual é chamado de "RAM MUAY" e é diferente de escola para escola.

*Material Retirado do site http://www.atitudejiujitsu.com.br/

Nenhum comentário: